segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Francisation

Olá pessoal!!!

No último post, havia comentado que na quinta-feira nós fomos fazer um passeio para conhecer o Mont-Royal. Bem, na volta olhamos na caixinha do correio e estava lá a confirmação de que eu iria iniciar a francisation no dia 19/08. Bah, fiquei muito contente, pois agora tenho uma atividade e o melhor de tudo: Aprender o francês!!!! A semana que passou foi bastante corrida, mas muito entusiasmante!!!!! Começou a francisation!!!! Agora tenho uma rotina, com horários e percurso. Na avaliação fiquei no nível 2, acredito que foi pelo "passé composé", pois não tinha o hábito de usar. Meu curso é no CEGEP do Vieux-Montréal. Estou adorando ir para lá. O professor é maravilhoso, exigente, impôs regras já nos primeiros minutos de aula. A minha turma também é muito bacana, tem gente de todas as nacionalidades e idades também. A maioria já tinha feito o nível 1 juntos, no mais somos somente 5 pessoas novas de uma turma de 19 alunos. No início achei que sendo assim, me sentiria meio fora do aquário, mas isso não aconteceu e me sinto muito à vontade. A aula começa as 8:30, sendo que temos duas pausas de 15min cada. Na parte da manhã é aula mesmo, com bastante gramática, verbos e vocabulário. Das 12:30 às 13:00 é o intervalo para almoço. Tenho levado alguma coisa para comer. Um dia sanduíche, mas na maioria das vezes uma boa salada. As frutas e os biscoitos eu como durante os intervalos. Me parece que tem um refeitório onde se pode aquecer a comida, mas ainda não descobri onde é. Também tem um restaurante, com um cardápio bem simples, mas com um preço bem acessível: 3:85cad à 4:15cad. A tarde, temos uma monitora que trabalha a parte prática. Neste momento o pessoal pode interagir bastante, pois as atividades normalmente são em grupos o que força a comunicação em francês e a interação com os colegas.  As atividades terminam as 15:15min, pois a turma resolveu não fazer pausa na parte da tarde. Nas sextas-feiras à tarde também não temos atividade.
Na aula o professor está repassandos os verbos, nos 3 tempos: Passé, Present e Future. Estou adorando e realmente aprendendo. A tarde as atividades são bastante variadas: teatro, visita a museu, discussão sobre determinado assunto, palestra, informática, filmes, música entre outras coisas. Na última quinta-feira tivemos uma atividade muito interessante. A monitora dividiu a turma em duplas ou trios, distribuiu um roteiro pelo bairro, onde deveríamos seguir o roteiro e em determinados pontos deveríamos responder algumas questões. Tive sorte de estar no grupo de uma colega que mora no bairro, conhece tudo. Foi bastante cansativo pois o dia estava muito quente e foram duas horas de caminhada. Mas foi muito interessante também, pois pude descobrir e conhecer melhor o Quartier Latin! 
Bem pessoal, é isso!!! Vou contando aki as novidades e as coisas que tenho aprendido no curso.
Um grande abraço a todos!!!
Au revoir!!!!
Silvia

Nenhum comentário: