quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Curso de Realidades Sócio-Econômicas

Este curso foi muito interessante, por vários motivos, mas vou citar os dois principais. Primeiro pela imersão na lingua francesa, principalmente para mim que me sinto um pouco insegura. Segundo pela quantidade de informações interessantes. 
O terceiro e quarto dia de curso foram dedicados exclusivamente para a questão da procura de emprego. Existe um incentivo muito grande para os imigrantes irem para as regiões, pois segundo as informações do professor 80% dos imigrantes escolhem a cidade de Montreal, o que mais tarde pode tornar-se um problema. Alguns dos incentivos são financeiros, tais como:
Ajuda de custo com passagem, caso o imigrante tenha uma entrevista para emprego numa cidade de região;
Local para 2 ou 3 dias de hospedagem com valores entre 15 ou 20cad por dia;
Ajuda com 50% do valor da mudança, caso a pessoa seja contratada pela empresa;
E ainda ficamos sabendo que em caso de mudança para região por motivo de emprego o empregador fornece uma declaração de que a pessoa será contratada e o proprietário do imóvel não pode cobrar os 3 meses de multa previsto no contrato de aluguel.
Os demais assuntos sobre a procura de emprego também foram bem interessantes, destaco a importância de conhecer a relação entre a classificação da função que se exercia no Brasil e a que pretendemos exercer no Canadá. Posso citar como exemplo o meu caso: Na empresa em que eu trabalhava no Brasil a minha função era Secretária Executiva e aqui esta função é exclusiva para pessoas que trabalham na atividade pública com deputados, ministros, conselhos e comitês, e a minha função se encaixaria mais como Secretária Administrativa ou Secretária da Direção. Essa classificação é bastante importante pois deverá constar no CV como objetivo. Cada um pode fazer a busca sobre a sua profissão no Guia sobre as Carreiras que está disponível no site: 

http://www23.hrdc-drhc.gc.ca

O material que recebemos no curso é bastante rico de informações e contém modelos de CVs, cartas de apresentação, dicas para entrevistas e outras informações.
Silvia

Nenhum comentário: