quarta-feira, 30 de julho de 2008

Apoio aos recém chegados!!!

Por indicação da nossa amiga Jane, fomos até o Centro de Immigration-Québec Sud de Montreal que fica na boul. Maisonneuve # 800, bureau 105 - Métro Berri-UQAM. Chegando lá pedimos para marcar um rendez-vous com um conselheiro. Aguardamos um pouco e logo fomos atendidos. O conselheiro perguntou o que estávamos buscando lá. Respondemos que estávamos em busca de informações sobre alguns cursos. Ele nos levou até a sua sala e nos disse que marcaria outro dia para um rendez-vous de 45min. com um agent d'accueil. Nos entregou um guia do Apprend le Québec e os formulários para francisation. Na data marcada voltamos lá e fomos atendidos por uma agente que tinha um plano pronto para o atendimento. Foi bem interessante e então vou colocar aki os tópicos tratados, caso alguém se interesse por algum assunto.
- Serviços oferecidos nos centro de imigração de Montreal e do MICC;
- As regiões do Québec;
- Como se orientar em Montreal, transporte local e regional;
- Carta d 'assurance Social (NAS)
- Carta d'assurance maladie (RAMQ), serviços de saúde, serviços sociais e os serviços oferecidos pelo CLSC;
- Aluguel e serviços correlatos como Hydro-Québec, Gaz Métropolitain, telefone e internet;
- Os bancos e o crédito;
- Carteira de motorista e seguro do carro;
- Impostos e rendimentos;
- Abonos de familia e prestações fiscais;
- Inscrição dos filhos na escola e o sistema de ensino do Québec;
- Os centros para pequena infância e as creches privadas.
Recebemos ainda uma listagem com o nome do órgão que trata de cada assunto listado acima constando o endereço em Montreal e o número de telefone.
Neste mesmo dia marcamos um curso de quatro tardes que tratará sobre a Realidade Sócio-Econômica do Québec e outro, que será uma entrevista individual sobre preparação para a procura de emprego. Segundo a agente, durante a realização do curso de quatro dias o professor irá marcar outro curso sobre Condutas Culturais e Emprego, com uma duração de 3 manhãs.

Dica: Sempre que buscar qualquer informação junto a um órgão público portar o passaporte e o CSQ.

Silvia

Nenhum comentário: