domingo, 28 de setembro de 2008

Trabalhando!!

Olá amigos!
Faz um tempo que eu não faço nunhuma postagem. Só a Silvia vinha escevendo um bocado, né?
Pois é, passei por uma fase meio angustiante. Pois apesar de a gente ter vindo com uma boa reserva para cá, a grana vai rápido nos primeiros meses. Cheguei a pensar que nós teríamos que voltar ao Brasil.
Bem, vou falar um pouco da busca de emprego aqui no Canadá, para a minha área, eng. mecânica. Nos primeiros dias que chegamos já comecei a enviar CVs pelos sites de busca de emprego daqui. Comecei lá mesmo de Rimouski e depois quando viemos para Montréal. As buscas que fiz foram: eng. mec, técnico em eng. mec., desenhista cad, etc. Os sites que eu visitava foram:

www.emploiquebec.net
www.jobboom.com
www.monster.ca

Além dos sites de emprego, buscava no google empresas da área de engenharia, entrava no site e enviava meu cv.
Todas as vagas em que via relação com a minha experiência profissional, eu aplicava. Bem, para resumir a história: não recebi nenhuma chamada para entrevista ou qquer retorno. Bem, só para ambientar o pessoal sobre a minha experiência profissional: eu trabalhei 6 anos na mesma empresa no Brasil após ter saído da faculdade. A minha área é em design mec., utilizando simulação numérica.
Antes de sair do Brasil, entrei em contato com um amigo que fiz em uma das campanhas de medições que realizei pelo trabalho. Ele estava trabalhando numa empresa de eng. daqui de Montréal. Contei a história para ele que estávamos indo para Montreal. E ficamos de falar na seqüência. Quando cheguei aqui, mandei meu CV para ele. Uma coisa muito importante do CV é conter numero de telefone para contato. Os caras gostam muito de telefone por aqui. Bem, ai começou: meu CV estava dentro da empresa. O chefe disse que tinha gostado do meu CV. Após muitas semanas, recebi uma ligação da empresa. Era uma pessoa do setor de recursos humanos. Me pediu se eu poderia falar uns minutos. Acho que foram uns 15 min. Era uma sexta- feira. Ela me pediu pra confirmar alguns dados, coisas que já estavam no CV. Perguntou qual era a minha formação, qual a minha experiência e tbem no que eu gostaria de trabalhar. Já neste primeiro contato, foi em inglês e francês. No final da chamada, ela disse que me ligaria outra hora. Bem, passei o final de semana me preparando para uma entrevista com prováveis perguntas. Fui até a casa de uma amigo pra treinarmos uma entrevista em inglês e tbem fiz o mesmo por telefone. Isto foi muito bom. Na segunda-feira seguinte, pela tarde, ela me ligou navamente pra me chamar pra uma entrevista no dia seguinte, terça-feira de manha às 9 horas, mas me deixou um tema de casa, preparar uma apresentação sobre a minha experiência profissional. Ah, outra coisa que ela disse é que eu seria entrevistado por duas pessoas, as 9hs, e as 10hs, por mais 2 pessoas. Cada dupla seria formada por uma representante do RH e um da área técnica. Fiquei até meia-noite e meia +- preprarando um ppt, que eu imprimi em 4 cópias. No dia seguinte fui eu lá, num dos dias muito importantes pra mim e pra minha famíla. O meu francês estava melhor que o inglês. Cheguei lá na hora. Ela me perguntou se eu queria que fosse em inglês ou francês. Isto eu achei muito legal. Disse que apesar de eu estar usando muito o frances ultimamente, preferia o inglês, devido a termos técnicos. Sem problemas, ela disse. Já de cara ela disse que meu ingles estava bom. Fiquei mais aliviado. Eles falavam devagar. Foi bem tranquilo. Tive que falar da minha experiência, sobre o que eu queria fazer da vida, a curto e médio prazo, coisas que gostava e não gostava do meu último emprego, estas coisas. Ah, outra coisa, qdo cheguei, eu entreguei uma cópia da apresentação que eu fiz. Eles gostaram bastante de eu tê-la feito. A primeira entrevista tinha acabado e parti pra a próxima rodada. Na verdade era porque tinham 2 divisões diferentes da empresa pelas quais eu estava passando. A segunda entrevista foi legal também, com perguntas diferentes, uma que eu não tinha me preprarado: fale de você. Mas deu tudo certo no fim. Me perguntaram caso eu quisesse escolher por uma divisão ou outra, qual eu escolheria. Escolhi a que tinha mais relação com o meu background. A mulher do RH então me disse que era para eu entrar em contato no final da outra semana para  saber o resultado, pois tinha mais candidatos. OK! Fiz a minha parte! Agora era esperar. E bota esperar. Liguei no final da outra semana e ela me disse que eles tinham se interessado, mas, como eu tinha escolhido a outra divisão, e a guria do RH iria entrar em férias, era para eu esperar mais uma semana, e disse que eles entrariam em contato. Mon Dieu!! Até então não tinham batido o martlelo! Já era quinta-feira da outra semana e nada! Disse pra Silvia que era o meu limite, e que se não ligassem até de tarde, eu ligaria. Saímos para passear no parque Mont-Royal. Foi então que lá pelo meio-dia, a guria do RH da divisão que eu escolhi ligou. UFA!! Ela me disse que tinha uma lettre (carta) para mim lá e queria saber se eu poderia passar lá para assinar. Claro, amanhã pode ser. Chega então o grande dia, EHHH!! Que felicidade!! Assinei o contrato!! Consegui trabalho, e ainda mais, na minha área. Quer dizer: na área de engenharia e no mesmo ramo da minha experiência. Muito legal, fechou todas, posso coloborar para minha nova empresa com o meu background e lógico, tenho muito a aprender!! Estou realmente muito feliz!!
Além desta empresa, só tinha sido contatado por uma outra empresa, na minha área, mas o problema que a recém havíamos chegado aqui em Montréal e estávamos gostando bastante daqui, e a vaga era para uma pequena cidade bem ao norte da província do Québec. uma pequena cidade com menos de 30 mil habitantes. Muitas dúvidas, o salário não era muito bom, enfim, não aceitei, ainda bem! Mas o que queria dizer é que este contato desta outra empresa do norte, só consegui pois, a Silvia e eu participamos de um curso provido pelo governo do Québec e lá vi um anúncio de vaga num quadro, mas estava escrito Montréal. E então telefonei pra empresa, o presidente atendeu. Falei um pouco com ele e disse que enviaria meu CV. Após isso ele me chamou para uma entrevista. Disse que meu CV era muito bom e me ofereceu uma vaga. Pedi um tempo para analisar a situação, mas acabei não aceitando. Pois estava também esperando ancioso a resposta da empresa em que trabalho hoje.
Bem, após 3 meses e uma semana de Canadá e/ou 2 meses e 2 semanas de Montréal, comecei a trabalhar.
Analisando as buscas de emprego:
Fiquei um pouco decepcionado com o resultado que os sites de buscas de emprego deram (para a minha situação, é claro). Contatos mais diretos, via telefone, visita a empresa, contatos com outras pessoas que já estão trabalhando, é muito mais efetivo. Parece óbvio, mas para quem está chegando, fica difícil ter estes contatos. Tem a barreira da língua e tudo mais. Contato por telefone nos primeiros meses, é complicado. Mas os caras aqui gostam muito de telefone. Uma coisa que achei interessante é que uma das empresa que havia enviado cv pelo site me mandou uma correspondência informando que recebera meu cv mas que no momento não disponibilizava de nenhuma vaga na minha área e que meu cv ficaria no banco de dados.
Alors, de novo, estamos gostando muito daqui, a cidade oferece muitas atividades para se fazer, em todas as estações do ano. E agora com emprego, poderemos continuar a absorver esta nova cultura com mais tranquilidade.
Abraço a todos,
Sorte e sucesso para os que estao vindo: Percevera e triunfarás!!
Thiago

Nenhum comentário: