domingo, 7 de outubro de 2007

Missão de reconhecimento - parte I

Bem, em junho de 2007 decidimos que seria melhor visitar o lugar no qual pretendemos morar. Devido aos custos e a necessidade de tempo, apenas eu fui fazer a missão de reconhecimento. Começou então a busca pelas passagens. Descobri que é difícil achar uma passagem com um mês de antecedência para julho, pois é pleno verão de lá e é época de férias daqui. Ou seja, muitos brasileiros indo. Mas no fim, a Jaqueline da Turistar, conseguiu.

Assim, dia 14 de julho de 2007, via Air Canadá, eu partia para uma grande missão: conhecer, documentar e avaliar.

14/07/2007-chegada na ville de Québec. Chegando na área de desembarque já vi meus amigos que estão morando por lá. Bah, sem eles, a minha viagem teria sido muito mais difícil. Obrigado Alex e Grazi, foi uma baita ajuda e muito legal estar lá com vocês. No primeiro dia passeamos pela cidade e partimos no final da tarde para uma cidade bem ao norte da província, Rimouski, que é onde eles moram. Muito show, fiquei lá por 5 dias. É uma cidade de 40 mil habitantes, fica na borda do fleuve Saint-Laurent. É um lugar bem servido: centro regional hospitalar, universidade, parques (em especial o Parc National du Bic, muito show!), centros comerciais, lugar para passear, e até praia tem. Lá, comecei o meu intensivo de français e tive contato com a culinária quebecoise, le sirop d'erable e a poutine (pratos bem típicos). Com a ajuda do Alex, que fez praticamente tudo, consegui reservar os lugares para ficar no restante da viagem, que eu viria a fazer sozinho.
Daqui, do Bas-Saint-Laurent, fui para o outro lado do fleuve, conhecer a região de Saguenay-Lac Saint-Jean. A partir daí, eu estava sozinho. Fui de ônibus (+ou- CAD$90,00), umas 3,5 horas até Quebéc + umas 3,5 horas até Jonquière. Esta é uma região industrial, onde se encontram as grandes produtoras de alumínio e de papel. Devido a minha profissão, eu tinha um grande motivo para conhecê-la. A cidade tem cerca de 50 mil habitantes. Como eu estava sem carro, começara aqui uma fase de longas caminhadas. Passeei pelo centro e também por bairros residenciais, mas na verdade a cidade não me atraiu muito. O que gostei mesmo foi do show do Kaïn, que eu fui sexta à noite. Estava muito legal, em plena av. central, de graça. Tudo bem organizado e sem problemas. Recomendo a banda.
Aí embaixo tem um videozinho que eu fiz em diversos lugares da cidade de Rimouski, ao som de "comme dans le temps", do Kaïn.

Nenhum comentário: