terça-feira, 23 de outubro de 2007

Envio da documentação para início da etapa federal

Essa coisa de enviar documentação é muito chato, mas vamos lá, faz parte do processo e realmente queremos ir, então temos que cumprir todas as etapas.

Vi o depoimento de um casal que mesmo antes da entrevista solicitou todas as certidões negativas e preencheu toda a documentação, achei bem interessante a idéia, lamentável que só me dei conta depois de ler este depoimento.

O pedido das negativas até que foi bem tranqüilo, entrei em contato com os órgãos que expedem os documentos e me informei sobre os horários, valores e se a solicitação poderia ser feita por outra pessoa, e sim, todos os órgãos expedem o documento mediante uma autorização, e foi o que fizemos.

A parte do preenchimento dos formulários é que nos estressou um pouco, pois eles não são claros o bastante e abrem precedentes para dúvidas que em virtude delas acabamos enviando uns três e-mails para Maria João do Consulado em São Paulo e mais alguns para o grupo do yahoo “Canada Immigration”. A questão do depósito da taxa também nos deixou um tanto quanto inseguros, pois algumas pessoas nos disseram que o consulado não aceitava transferência e o Thiago foi até o banco para fazer um depósito identificado e no fim o caixa do banco fez uma transferência (aiaiai ...).

As fotos foram um pouco menos complicadas, achamos um lugar para fazermos as fotos, porém me saiu uma espinha enorme na testa e acabei esperando mais uma semana até aquela espinha sair, pois não queria minha documentação com aquela “coisa” na testa, hehehe.

Não queríamos fazer nada errado e que pudesse interferir na trajetória natural do nosso processo, não queríamos ter que mandar documentos retificadores ou coisa parecida.

Enfim no dia 04/09 quase um mês após a entrevista conseguimos enviar nossa documentação. No envio a Buenos Aires mandamos tudo numa pasta separado individualmente em sacos plásticos, porém na entrevista vimos que os nossos docs estavam todos soltos e fora da pasta então resolvemos fixá-los com um clipe grande e colocar no envelope conforme mandava o guia. Levei tudo para o correio e coloquei num envelope de sedex, resolvemos mandar via sedex 10, um pouco mais caro, mas a cura da minha ansiedade também tem preço. No dia 05/09 às nove horas e alguma coisa da manhã o envelope já havia sido entregue no Consulado em São Paulo.

Aguardando a carta do consulado:

É nesse período que o correio entra em greve e para a nossa angústia o prazo que estava sendo de duas semanas para nós se transformou em três semanas. Todos os dias quando chegávamos em casa, olhávamos a caixinha do correio com a expectativa de que a tal carta estaria ali. No dia 27/09 ela chegou, com o respectivo recibo de pagamento da taxa e com o número do dossiê para que possamos acompanhar o processo pelo e-cas. Pelo E-cas nosso processo foi aberto em 14/09/2007, ufa!!!!

E agora...

Paciência para aguardar o pedido dos exames médicos!

Nenhum comentário: