No dia 24/07/07 pela manhã, sai do aubergue e fui até a estação, a pé, pegar o ônibus para a turística Ville de Québec. Na minha humilde opinião, uma das mais belas cidades da província. Tudo é muito limpo, organizado, tudo de bom.
O bairro Petit-Champlain, o mais antigo quartier français da América, é perfeito. Fiquei mais 2 dias por aqui, hospedado no Auberge International de Québec (http://www.cisq.org/). Este albergue sim é muito bom, bem localizado, no coração do Vieux Québec (CAD$20,00/dia). Caminhei muito também. Caminhei por todo o bairro, e realmente, parecia que eu estava na Europa. Em toda parte tem um artista apresentando-se. Vi uma mulher com uns malabares, que após o show, pediu carinhosamente uma ajuda de apenas CAD$5,00, hehe. Acho que eles ganham bem por lá. Na verdade, pelo que notei, a mão de obra é cara. Isto para todo o Canadá. Acho interessante esta filosofia, pois valoriza o ser humano e seu trabalho. Já as coisas industrializadas, feitas por máquinas basicamente, é muito barato, tipo eletrônicos, carro, ...Tá certo!
Uma atração a parte é o Chateau Frontenac. Pode ser visto por quase toda a cidade. É um hotel construído em1893, para homenagear um dos governadores na Nouvelle France, o conde de Frontenac. É muito belo tanto de dia como à noite.
Outro lugar muito bonito é o Hotel do Parlamento de Québec. Lá tem um jardim magnífico, com uma grandiosa fonte na entrada!
Agora, uma caminhada que recomendo é pelo Plaines d'Abraham. Muito show! Muito verde, jardins, o jardim da Joana d'Arc. Tu podes fazer o caminho dos governadores ou pode passar pela citadela e acompanhar a troca da guarda (isto deixei pra fazer com a Silvia da próxima vez, deve ter uma vista bala!!).
Na última noite na cidade fui num show de fogos de artifício, Les Grands Feux Loto-Québec, no parc de la chute-Montmorency (www.lesgrandsfeux.com). É uma competição entre equipes de diversos países. Neste noite era a vez dos argentinos, que mataram a pau!!
Em todas as cidades, fui visitar o Carrefour de la Jeunnesse Emploi. É um organismo pertencente ao Emploi-Québec. Achei que seria legal aproveitar para visitar estes órgãos. Percebi que no interior, eles são bem mais atenciosos, buscam nos ajudar mais, procuram fazer de tudo para ficarmos na cidade deles, mostrando os pontos positivos e a realidade sobre empregos, deixam usar os computadores, imprimir os cvs, etc. Já em Montreal e Québec, grandes centros, nem tanto. Simplesmente dizem que só poderão nos ajudar e disponibilizar as ferramentas de busca de emprego e tal, após estarmos morando na cidade.
Bem, estou chegando finalmente ao final desta trilogia e gostaria de dizer mais 5 palavrinhas: Amor, eu te amo muito!! Sei que foi difícil pra ti não poder ter ido junto pra conhecer o lugar onde nós iremos morar. Mas queria te dizer, que valeu a pena, pois hoje sei que nós seremos recompensados no fim do processo de imigração. Estaremos nos mudando, não para um país ideal, mas sim, para um lugar onde visualizo um futuro próspero para nós e nosso, ou nossos filhos.
Beijo meu amor! Je t'aime beaucoup!
Thiago