quarta-feira, 9 de abril de 2008

Conhecendo o Canadá! Parte II

A Declaração dos Direitos e Liberdades:
A constituição canadense contém uma Declaração dos Direitos e Liberdades, que estabelece alguns direitos e liberdades fundamentais que nem o Parlamento, nem qualquer outra legislatura provincial pode mudar. Estes incluem direitos de igualdade, direitos de mobilidade, direitos legais, bem como direitos de liberdade de expressão, de associação e de realizar assembléias pacíficas.

Idiomas:
O Canadá tem duas linguas oficiais: o inglês, lingua materna de 58,5% dos canadenses, e o francês, a língua de 22,6% da população. Entretanto, 18,9% dos canadenses têm outra língua materna além do inglês ou do francês, incluíndo italiano, chinês, alemão, português, polonês, espanhol, árabe, ucraniano, holandês, grego, entre outras.

O Símbolo Nacional:
Há muito a folha de bordo está associada ao Canadá: em 1868 ela aparecia nos emblemas das províncias de Ontário e Quebec e, em ambas as guerras mundiais, aparecia nos emblemas militares do país. Desde sua introdução à bandeira nacional em 1965, a folha de bordo tornou-se o símbolo mais importante do país (As províncias e os territórios têm os seus próprios emblemas individuais).

O Hino Nacional:
O hino "Oh Canadá" foi composto em 1880, com música de Calixa Lavallée e letra do juiz Adolphe-Basile Routhier. Em 1908, Robert Stanlay Weir escreveu a tradução sobre a qual a presente versão inglesa se baseia. Em 1º de julho de 1980, um século após ter sido cantado pela primeira vez, "Oh Canadá" foi proclamado oficialmente como hino nacional.

A Bandeira Canadense:
Várias pessoas participaram do processo em que a bandeira canadense foi desenhada. Jacques St. Cyr contribuiu com a folha de bordo estilizada, Georges Bist com as proporções e Dr. Gunter Wyszechi com a coloração. A determinação final de todos os aspectos da nova bandeira foi feita por uma comitê do Parlamento composto por 15 pessoas, a quem é formalmente creditado o desenho. Após extensivo debate a nova bandeira foi adotada pelo Parlamento. Ela tornou-se oficialmente a bandeira nacional no dia 15 de fevereiro de 1965, dia em que agora é comemorado o Dia da Bandeira canadense.

População:
Ao redor de 31,9 milhões de acordo com as últimas estimativas em julho de 2004.

Principais cidades:
De acordo com as estimativas de 2002, as cidades mais populosas do país são: Toronto (5,02 milhões), Montreal (3,54 milhões) Vancouver (2,12 milhões), a região da capital nacional de Ottawa-Hull (1,12 milhões) e Calgary (o,993 milhão).

População Rural e Urbana:
A maioria dos canadenses (80%) vive em cidades. De acordo com as estimativas de 2002, 34% da população vive nas três maiores cidades: Toronto, Montreal e Vancouver.

Tamanho das Famílias:
De acordo com o censo de 2001 o tamanho médio das famílias é de 3 pessoas incluíndo 1,1 filhos.

Expectativa de Vida:
82 anos para a mulher e 76 anos para o homem.

Padrão de Vida:
O Candá tem um dos mais altos padrões de vida do mundo. O país vem sendo apontado pela Organização das Nações Unidas, desde 1992, como um dos paises de maior índice de desenvolvimento humano do mundo (que mede a qualidade de vida em geral). Quanto à renda per capita, o Canadá ocupa o 6º lugar, logo atrás dos Estados Unidos, Suíça, Luxemburgo, Alemanha e Japão.

Assistência médica e seguro social:
Todos os canadenses têm livre acesso à assistência médica, com exceção dos serviços odontológicos. A maior parte das pessoas acima de 65 anos e aqueles que recebem amparo social têm a maioria dos seus medicamentos fornecido gratuitamente. O Canadá também possui uma rede extensiva de seguro social, que inclui aposentadoria dos idosos, auxílio-familia, seguro-desemprego e previdência social.

Os povos nativos:
Em 2001, cerca de 3,31% dos canadenses pertenciam a um ou mais dos três grupos indígenas e conhecidos pela constituição de 1982: Índios Norte-americanos, Metis e Inuits (antes chamados de Esquimós). Desta porcentagem, em torno de 64% são Índios Norte-americanos, 30% Metis e 6% Inuits.
Ontário tinha a maior concentração de indíginas - 190.070, enquanto que os Territórios do Noroeste tinham a maior proporção-mais de 60% da sua população descendia de nativos.
Somente 295.032 nativos canadenses vivem em reservas ou povoados indíginas.

Nenhum comentário: