quarta-feira, 2 de abril de 2008

Conhecendo o Canadá! Parte I

Olá pessoal!

No último encontro que tivemos aqui em Poa com o pessoal que está imigrando para o Canadá o Fabricio e a Mariane distribuiram para os recém chegados um material sobre imigração, nós estamos de partida marcada, mas ganhamos um folder com informações gerais sobre o país onde recomeçaremos nossa vida e sabendo que a partir de hoje o nosso blog será frequentemente visitado por amigos e familiares resolvemos postar algumas informações básicas sobre o Canadá e que estão neste folder que ganhamos.

Extensão teritorial:
O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão teritorial com 9.970.610km2

Capital:
Ottawa, na província de Ontário.

Províncias e territórios:
O Canadá é composto por dez províncias e três territórios: Alberta, cap. Edmonton; Colúmbia Britânica, cap. Vitória; Ilha do Príncipe Eduardo cap. Charlottetown; Manitoba cap. Winnipeg; Novo Brunswick cap. Fredericton; Nova Escócia cap. Halifax; Ontário cap. Toronto; Quebec cap. Cidade de Quebec; Saskatchewan cap. Regina; Terra Nova e Labrador cap. St. Jonh's; Territórios do Noroeste cap. Yellowknife; Yukon cap. Whitehorse; Nunavut cap. Iqaluit.


Geografia:
O Canadá se caracteriza pela diversidade geográfica, que compreende férteis planices bastante adequadas para a agricultura, vastas cadeias montanhosas e rios. No extremo norte, as vastas florestas dão lugar à tundra ártica.

Clima:
Este imenso país apresenta grandes variações climáticas, que vão das calotas glaciais , ao norte do paraleto 70, à deserta tuntra varrida pelos ventos, às luxuriantes florestas da costa oeste regadas pelas chuvas na Colúmbia Britânica, à savana semi-árida, aos campos de cereais banhados pelo sol. A maior poarte do Canadá encontra-se na zona dominada pelos ventos do oeste onde os sistemas de alta e baixa pressão se deslocam irregularmente, mas em geral na direção leste. No entanto, o Canadá possui as quatro estações bem definidas, especialemente na região ao londo da fronteira com os Estados Unidos - região mais populosa do Canadá.
No verão, a temperatura durante o dia pode ultrapassar os 35°C, enquanto no inverno não é raro chegar a -25°C. Na primavera e no outono as temperaturas são mais moderadas.

Principais Recursos Naturais:
Os principais recursos naturais são: gás natural, petróleo, ouro, carvão, cobre, minério de ferro, níquel, potassa, urânio e zinco, juntamente com a madeira e a água.

Parques Nacionais e Lugares Históricos:
O governo canadense mantém 38 parques nacionais, os quais cobrem em torno de 2% da extensão territorial do país. Aberto em 1885 e localizado nos declives orientais das Montanhas Rochosas de Alberta, Banff é o mais antigo dos parques enquanto que Tuktuk Nogait, estabelecido em 1996 nos Territórios Noroeste, é o mais recente. Há 836 sítios de importância histórica , estabelecidos em honra de pessoas, lugares e eventos que marcaram a história do país. O Canadá também tem mais de 1000 parques provinciais e cerca de 50 parques em seus territórios.

Lagos:
Há em torno de dois milhões de lagos no Canadá, cobrindo cerca de 7,6% do país. Os principais lagos canadenses, por ordem de tamanho (muitos dos grandes lagos cortam a fronteira Canadá-Estados Unidos) são: Superior, Huron, Grande Urso, Grande Escravo, Eire, Winnipeg e Ontário. O lago do Grande Urso, com 31.328km2, localizado nos Territórios do Noroeste, é o maior lago situado totalmente no Canadá.

Rios:
O Rio São Lourenço, com 3.058km de extensão, é o rio mais importante do Canadá, proporcionando uma rota marítima para os navios que saem dos Grandes Lagos em direção ao Oceano Atlântico. O maior rio do Canadá é o Mackenzie, correndo por 4.241 km, através dos Territórios do Noroeste. Outros importantes cursos d'agua são os rios Yukon, Nelson, Colúmbia (que em alguns de seus trechos, também corre pelo território americano), Saskatchewan, Peace e Churchill.


Fonte: Governo Canadense.

Nenhum comentário: