terça-feira, 28 de abril de 2009

Sobrenome - uma questão cultural

Olá pessoal!

Hoje quero comentar um pouco sobre sobrenome!!! Parece um assunto meio estranho, mas como estamos no Québec ele vem a calhar. Eu e meu marido já moravamos juntos quando começamos a pensar em imigrar para o Québec. Nós casamos e regularizamos nossa situação civil. Para não termos nenhum problema na documentação, pensamos que se eu utilizasse o mesmo sobrenome que o dele tudo seria mais fácil!!!
Quando iniciamos o processo já estava com o sobrenome do meu marido e com todos os meus documentos brasileiros com o sobrenome de casada, inclusive o passaporte. Toda a minha documentação a nível federal no Canadá saiu com o sobrenome do meu marido, ou seja, a Carta de Residente Permanente. Porém,  aqui no Québec todas as pessoas conservam para sempre o seu nome de familia.  Quando fui fazer meus documentos a nível provincial como a Carta de Assurance Maladie tive que indicar o meu nome de familia. Ainda bem que aqui não se pede documento para provar, tudo é muito na base da confiança, pois todos os meus documentos do Brasil já estavam com o sobrenome de casada. Agora é uma confusão, pois nunca sabemos qual o sobrenome usar, uma vez que não conservei o sobrenome do meu pai. No banco e imobiliária tenho um sobrenome e por exemplo na conta da Hidro-Quebec vem outro. Ficamos mais confusos ainda quando temos que mandar algum formulário para o governo com dados da conta do banco como foi o caso da Declaração do Imposto de Renda.
O Thiago também passa por uma situação parecida, ele tem dois sobrenomes e com ele a indecisão já começou no preenchimento dos formulários, pois pedia nome de familia, logo o nome de familia entendemos que seria o último sobrenome e o segundo sobrenome ficou como se fosse um segundo nome. Agora ele adotou o primeiro sobrenome como seu segundo nome e usa somente um como sobrenome, quanta confusão!!!!
Para o registro do nosso filho que já nasceu aqui no Quebec resolvemos colocar os dois sobrenomes, ou seja, o meu de familia e o do Thiago de familia.  Quando se usa dois nomes ou dois sobrenomes é aconselhavel que estes venham separados por hífen, sendo assim o nome do nosso filhote ficou Olivier meu sobrenome-sobrenome do Thiago. Agora procuramos fazer da forma quebecoise para que ele não tenha as mesmas dúvidas que nós no futuro.
Bem, quem estiver pensando em imigrar para o Québec é melhor não trocar de sobrenome, hehehehe. 

Boa sorte a todos!!!

Silvia 

4 comentários:

Bea disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago et Silvia disse...

Realmente Beatriz a confusão é grande!!!
Aqui provalmente eles vão usar o sobrenome que vc indicar como nome de familia, o chato vai ser ter que lembrar como é meu nome em cada pais, hehe.
Boa sorte!!!
Bjs
Silvia

۞ Potira ۞ disse...

Aiinn...

Minha mãe disse que o Olivier é um fofinho...

Pena que eu não conheço ele, ainda.

Abraços

=)

Green disse...

Nossaaaaa! E eu que tenho 3 sobrenomes vou sofrer então...