segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Se preparando para o inverno!

Olá pessoal!!!

O inverno está se aproximando e com ele a neve e o frio. Bem, está na hora de nos prepararmos para passarmos um inverno agradável. É o nosso primeiro inverno aqui, e ainda somos aprendizes neste assunto. Conversando com outras pessoas que já moram aqui a mais tempo fomos colhendo algumas informações do que precisaríamos comprar ou fazer para passar um inverno agradável. Vou falar um pouco sobre as roupas e no final algumas informações gerais.


Estes são dois modelos de botas de inverno. O da esquerda é masculino e a direita o feminino. As botas apresentam algumas particularidades importantes. Por exemplo, a quantidade de material isolante. Pelas informações que obtivemos, existem três quantidades de material isolante, sendo a mais leve de 100g que é usado para temperaturas não muito baixas e com pouco tempo de exposição ao frio. As botas com 200g de material isolante são ideais para o dia a dia, para pessoa que precisa de um tempo médio de exposição. E ainda tem as botas de 400g de material isolante, que são usadas para prática de esporte, que exige mais tempo de exposição ao frio. Esta última pode ser usada também no dia a dia, porém a temperatura de conforto dela varia em torno de -35 à -40C, ou seja, ela é bastante quente. Normalmente as pessoas usam a bota de inverno somente em ambientes externos, ou seja, quando se chega no trabalho ou no lugar de destino deve-se trocar o calçado, pois é muito quente. O material da bota deve ser isolante e impermeável. Os canos da bota normalmente são mais altos para evitar a entrada de neve, porém quanto mais alto o cano e firme na perna, menor será o conforto para caminhar, pois o movimento do pé fica reduzido. Outra opção é a utilização de um extensor que é preso por baixo da bota e na argola que tem na parte de cima na frente da bota. O solado deve ser idêntico a um pneu de carro para evitar os tombos. O que pode acontecer é que em algumas calçadas tem água empossada que vira gelo e, qdo cai uma camada fina de neve por cima, não se sabe que em baixo é gelo, levando a pessoa à queda. As quedas podem custar caro e trazer complicações. No último final de semana falei com uma pessoa que caiu no último inverno, quebrou o braço e até hoje não está bem recuperada. Existe ainda um outro acessório que pode reforçar o solado das botas. É uma espécie de uma segundo solado que possui ganchos de metal que podem evitar estas quedas. Este equipamento é bastante usado aqui, não custa caro, em torno de U$15 e pode ser encontrados no Canadian Tire, e até mesmo nas farmácias.       


Esta foto é só para mostrar a altura da bota. Nos dias de pouca neve não há necessidade de fechar os últimos ganchos o que vai tornar ela mais confortável para caminhar.

As botas podem ser encontradas em diversas lojas como Winners, Yellow, Sport Express, Atmosphere e Mountain Equipement Coop.
Os valores variam bastante, chegamos a encontrar botas de 200g por U$ 50 até U$ 250.






Esta camiseta é feita do mesmo material e deve ser utilizado em baixo de um blusão de lã. Algumas pessoas que conversamos nos falaram que para enfrentar o frio de cerca de -20 graus ou até mais é necessário utilizar uma camiseta como esta, um blusão de lã e um casaco de inverno.
Este conjunto para ser usado por baixo da calça jeans e do blusão pode ser encontrado no Wallmart e o preço de U$ 13 cada peça. 
Existem ainda outros modelos e outros materiais que podem ser encontrados nas lojas de esporte e que custam em torno de U$ 70 cada peça.
Estes acessórios são extramemente importante para os dias de frio e vento. O primeiro da esquerda é uma espécie de manta, porém um modelo um pouco diferente do conhecido no Brasil, ela é enfiada no pescoço, tornando-se mais prática e mais quente. Em dias de muito vento pode-se levanta-lá até proteger a boca e o nariz para não respirar o ar muito gelado.
À direita é uma espécie de chapéu ou toca. O importante da toca é que ela proteja as orelhas. Nós já tivemos dias de frio com muito vento e a toca é essencial, pois as orelhas gelam e temos a impressão de estarmos com dor de ouvido, o bom é que quando voltam a esquentar a dor passa. Já ouvi falar que as orelhas podem congelar ao ponto de perder a circulação sanguínea. Na verdade as extremidades do corpo são as parte mais suscetíveis a isto.
O terceiro equipamento desta foto é um par de luvas. As luvas também são muito importantes pois não se deve andar com as mão no bolso, em caso de uma queda a mão no bolso vai nos impedir de nos equilibrarmos, sem contar que precisamos das mãos para tudo, como abrir portas, atender telefone, pegar a carta do ônibus e outras coisas e então elas devem estar livres e disponíveis. Esta luva é feita de um material que impede a entrada de vento e ela não tem dedos, pois é melhor para preservar o calor das mãos.
Existem ainda as meias que são usadas principalmente na prática de esportes, pois a temperatura de conforto é de -40C. Estas podem ser encontradas nas lojas de esporte e custam em torno de U$ 20.
As luvas custam entre U$ 30 e U$120. As tocas apresentam uma variação de preço semelhante.


Esta é uma calça de material impermeável e respirante. Este tipo de calça é usada principalmente para fazer esporte, como patinagem, caminhada, ski e outros. Algumas pessoas, mesmo durante o inverno usam a bicicleta ou andam a pé para irem ao trabalho ou escola, então usam estas calças mas para quem vai utilizar o ônibus e metrô provavelmente não será necessário. 
Normalmente quando o material é impermeável e respirante a peça vai trazer uma etiqueta que contem esta informação.
As calças normalmente custam em torno de U$ 50 as que não são respirantes, mas existem alguns modelos que chegam a custar em torno de U$ 350.


Este é um casaco de inverno na versão masculina, chamada de parka. Duas características importantes para os casacos é que devem ser impermeáveis para os dias de neve e isolante, ou seja, fabricados de tecido que não permite passar o vento e não entrar água. Fiquei sabendo que aqui mesmo no Québec uma empresa desenvolveu um tecido que é isolante e respirante. Normalmente todos os casacos de inverno vem com estes pelinhos no capus, mas não sei dizer se tem algum motivo especial, mas a maioria deles a pele pode ser retirada. Na verdade, os esquimós sempre usam estes casacos com pelinhos.



Este é o modelo feminino de casaco e normalmente são mais compridos. Eu prefiro realmente os mais compridos pois sinto muito frio nas pernas, sem contar que algumas vezes temos que esperar bons minutos pelo ônibus e com certeza com neve e vento será interessante um casaco mais comprido.

Os casacos podem ser encontrados nas mesmas lojas e em outras mais. Os preços variam bastante, normalmente em torno de U$ 80 à U$ 400.


Outras informações sobre o inverno:
Existe um canal somente sobre a temperatura, é extremamente importante assitir a este canal antes de sair de casa.
Se possível é bom ter um termômetro para medir a temperatura externa e interna e de preferência que este aparelho meça a umidade do ar dentro de casa. A temperatura ideal e saudável, no inverno, para dentro de casa é de 18 à 20C, é preferível usar um blusão dentro de casa do que manter a temperatura da chaufage acima de 22C. A úmidade relativa do ar saudável varia de 30% à 50%, mas para mim a umidade de conforto é de 45% à 50%.
 É importante sair todos os dias de casa para se ambientar com o clima e para tomar alguns raios de sol. Os raios de sol contêm ômega-3, que ajudam na prevenção da depressão.
Deve-se abrir as janelas e portas todos os dias durante no máximo 5 minutos para fazer a renovação do ar.
É bom comer pratos ricos em carboidratos e proteínas. Também é importante comer legumes verdes durante o inverno, porém custam mais caros neste período.
É importante beber bastante água durante o inverno para se hidratar.
É importante usar creme no corpo e principalmente no rosto, pois o vento é muito seco. O cabelo, principalmente os mais compridos também devem ser bem hidratados para não quebrarem.

Como falei no início do post este será o nosso primeiro inverno aqui, então não sei se o que descrevi é realmente necessário ou se é insuficiente, porém assim que o inverno chegar posso descrever minha própria experiência.

Silvia

4 comentários:

Unknown disse...

Eu, Aline, com Adriano Wartchow - PoA RS - ficamos muito contentes em ver que o blog contém , além de informações, como vão indo as coisas aí. Estamos felizes por saber que o Yago chegou bem, que as preparativas para o embarque do Tio Gilberto e Tia Magali estão a mil, e que vocês têm uma turma grande de amigos aí. Foi o máximo ter divulgado o nosso "chima"! Estamos com saudades, beijos, Aline.

Unknown disse...

Silvia,

Nos que fizemos as compras baseado na experiência anterior, achamos o post de utilidade pública.

Muito bom!

Bjs
Jane

evertoncorrea200canadaimigrati@gmail.com disse...

ola ,

por que a preocupacao de ser respirante? se for respirante, ela nao deixaria de ser impermeavel?

Thiago et Silvia disse...

Olá Everton!

Parece que não, mas infelizmente não conheço a tecnologia utilizada para lhe explicar. É importante que seja respirante pois como vc anda em muitos lugares aquecidos (como metro e lojas) logo irá suar. E tb é importante ser impermeável pois se vc pega bastante neve com o tempo ela derrete e vai molhar sua roupa.