segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Visa Americano!!!

Olá pessoal!!!

No mês de novembro passado resolvemos fazer o visto de turismo para os Estados Unidos, caso resolvermos conhecer o país visinho ou em caso de uma viagem ou conexão no país do Tio Sam. Achei interessante fazer um post sobre este assunto pois algumas regras mudaram recentemente. Alguns amigos brasileiros usaram empresas aéreas americanas e outros fizeram o visto ainda no Brasil com objetivos parecidos com os nossos. Vou procurar passar algumas informações interessantes caso alguém esteja pensando em fazer o visto. Vale salientar que estas informações é para quem já esteja morando aqui no Canadá. Até o mês de novembro eram vários formulários que deveriam ser preenchidos. Agora tudo foi compilado num formulário só, que é o formulário 160 e pode ser encontrado neste link:
 
https://ceac.state.gov/genniv/

Este formulário deve ser rigorosamente lido e preenchido. Algumas informações interessantes são: 
A foto também será enviada virtualmente e deve ser feito o download no momento do preenchimento do formulário. Algumas regras deverão ser seguidas para a foto, mas em geral não tem segredo e pode ser tirada com uma máquina digital em casa mesmo. Nós scaneamos a mesma foto do passaporte  e não tivemos problema algum.
Outra dica é que a entrevista deverá ser marcada neste outro link, pois não é feito automaticamente com o envio do formulário. segue o link:

https://www.nvars.com/Production/UserHome.aspx

Depois de marcada a entrevista deverá ser impresso o comprovante da entrevista e também a lista de documentos e as instruções para pagamento da taxa. A taxa deverá ser paga em dolar americano no banco Scotia.

Vale salientar que tem uma parte no formulário que pergunta quando pretendemos ir aos EUA, onde iremos, quanto tempo permaneceremos lá e ainda o nome da pessoa ou organização de contato, constando e-mail e telefone. Sem preencher estas informações não é possível passar para o próximo passo. 
A lista de documentos não é muito extensa, mas é importante juntar todos os documentos possíveis.
No caso do Thiago, como requerente principal, teve bastante coisas para preencher e comprovar, como contrato de trabalho. Na época eu ainda estava estudando, fazendo a francisation e apresentei um comprovante que foi expedido pelo Cegep onde estava estudando. O meu formulário foi bem mais fácil de preencher, bem menos detalhado. 
Para a marcação da entrevista levamos uns três dias, pois tentavamos todos os dias e todos os horários nos próximos 30 dias já estávam preenchidos.
No dia da entrevista que estava marcada para 8hs da manhã, procuramos chegar uns 30 minutos antes.  É importante saber que não se pode entrar no consulado com mochilas, somente uma pasta com os documentos, bem, as mulheres podem entrar com bolsa. Caso a pessoa possua mochila deverá guardar num guarda volumes de um shopping que fica próximo ao consulado, logo é melhor não levar nada para não perder tempo. Os celulares são desligados, recolhidos e entregues na saída. O processo todo foi bem rápido. Inicialmente aguardamos numa sala por cerca de 5 à 10min, depois fomos encaminhados para o andar onde foi realizada a entrevista. Aguardamos alguns minutos e fomos atendidos num guiche onde nossos passaportes foram verificados junto com o comprovante de marcação da entrevista e os recibos do pagamento da taxa. Mais alguns minutos e fomos chamados em um outro guiche para entrevista. A agente coletou nossas digitais e nos fez algumas perguntas que já tinhamos respondido nos formulários, pediu os nossos comprovantes como contrato de trabalho, extrato bancário, comprovante de minha matricula no Cegep e após conferir tudo nos disse que nosso visto foi aceito e que poderiamos retirar no outro dia após as 15hs. A entrevista pode ser realizada em inglês e francês. Nós tínhamos pedido visto de turismo e de negócios, sendo que para o de negócios, se for concedido a taxa deverá ser paga no momento da entrevista. No outro dia quando o Thiago foi buscar nossos passaportes tivemos a surpresa de um visto de 10 anos!!!
É isso, se pintar alguma dúvida e eu puder ajudar é só me escrever.
Boa sorte a todos!
Silvia

Nenhum comentário: