terça-feira, 28 de outubro de 2008

Um pet viajante!!!

Olá pessoal!!!

Agora a familia está reunida!!! Nosso amado pet que tinha ficado no Brasil chegou no dia 04/10. Vou relatar aqui nossa experiência para que outras pessoas que querem trazer o seu pet tenham mais fontes de informações, assim como outros blogs serviram de fonte e até mesmo nos deram uma segurança para tomar esta decisão. O Yago é para nós como um membro da familia e queríamos que tudo ocorresse da melhor forma possível para que ele não sofresse durante a viagem.
Nosso primeiro passo foi a decisão da data, pois a Air Canadá Cargo não transporta animais durante o inverno, ou seja, início do mês de novembro até o mês de abril. Vamos receber nossas primeiras visitas em dezembro, mas não podíamos esperar, então decidimos trazê-lo no inicio de outubro para que ele pudesse se habituar com o clima e com a chegada do inverno.
A segunda coisa que fizemos foi optar pela empresa que faria todos os tramites em São Paulo, pois ele foi despachado em Porto Alegre. Em SP teríamos que ter alguém para receber, fazer a documentação na Receita Federal e encaminhar para Air Canadá Cargo. Uma amiga já havia me falado da empresa Sysbrac, especializada em despacho aduaneiro e principalmente carga viva. Entrei em contato com a Sra. Rosana da Sysbrac por e-mail, solicitei orçamento e por várias vezes ela me respondeu as dúvidas que eu tinha.
Terceiro passo foi a compra da caixa de transporte que deve estar dentro das medidas ideais para o animal. Não pode ter rodas, a porta deve ter um sistema de fechamento que não abra com movimentação (turbulência), deve ser forrada com material absorvente no caso do animal fazer xixi, deve ter aberturas laterais e atrás, deve conter um comedouro e um bebedouro e o animal quando sentado deve sobrar um espaço de 5cm sobre a cabeça e ainda conseguir fazer uma volta de 360 graus. A compra da caixa cerca de 30 dias antes da viagem foi importante pois o animal pode ir convivendo e se adaptando aos poucos. O custo da caixa foi de R$ 200,00. É importante colocá-lo dentro da caixa alguns minutos por dia para iniciar uma adaptação.
Depois destas coisas feitas passamos para fase de reserva de passagens junto com a Gol que fez o transporte de Porto Alegre à SP e também a documentação necessária. A Sysbrac nos deu todo o apoio com relação a documentação, nos instruíndo sobre o que tínhamos que fazer.
Documentação necessária:
Carteira de vacinação em dia (as vacinas devem ter sido aplicadas no mínimo 30 dias antes do embarque)
Certificado Internacional de trânsito - CZI (emitido pelo Ministério da Agricultura no aeroporto, no caso, em Porto Alegre). Este certificado é fornecido gratuitamente, deve ser apresentado um atestado de saúde do animal emitido por um veterinário com data não superior a 3 dias e a carteira de vacinação. Este certificado terá validade de 8 dias.
Atestado de saúde do animal para ser apresentado na Air Canadá, Receita Federal em Guarulhos e na Aduana no Canadá (pedimos para nossa veterinária algumas vias em inglês, o pessoal da Aduana de Montreal gostou bastante quando viu que tinha uma via em inglês).
Cópia autenticada do RG e CPF da pessoa que está despachando o animal para ser apresentado na Receita Federal em SP;
Procuração com firma reconhecida passando poderes para Sysbrac (conforme modelo enviado pela Sra. Rosana);
Declaração com firma reconhecida de que a carga não é ilicita ou perigosa (conforme modelo fornecido pela Sra. Rosana).
Instruções para embarque:
O animal deve ter recebido alimentação com no mínimo duas horas antes do embarque;
A coleira e um pouco de ração sobressalente deverão ser fixados na parte superior da caixa;
A documentação (Atestados, CZI, carteira de vacinação) deverão ser entregues para a companhia aérea dentro de um envelope lacrado que posteriormente será recebido pela Sra. Rosana da Sysbrac.
O animal poderá ser sedado, porém somente uma vez, na origem ou em SP antes do embarque.
O animal deve chegar em Guarulhos até as 13hs pois até as 17hs deverá ser entregue para Air Canadá Cargo.
Custos:
O valor vai variar conforme o tamanho do animal. Nosso pet pesa cerca de 4kg, porém deve ser considerado o peso da caixa, contendo a ração, água, coleira e outras coisa que forem junto.
O transporte de SP até Montreal, constando todas as taxas pagas em SP, inclusive o serviço da Sysbrac custou U$ 702,67 (A reserva com a Air Canadá deve ser feita com 5 dias úteis de antecedência, mas com a Sysbrac deve ser feita antes pois eles só despacham 3 animais por dia).
O custo da Gol do transporte de POA à SP foi de R$ 297,00 (a reserva na Gol deve ser feita com 2 dias de antecedência e eles não transportam animais durante o final de semana).
E quando ele chegou em Montreal pagamos mais uma taxa de U$ 50 na Air Canadá e mais U$31,5 na Aduana.
A Sysbrac nos enviou um documento chamado Air Waybill onde constava o valor que deveríamos depositar na conta da Sysbrac e as taxas de SP ela mesmo se encarregou de pagar.
Depois da abertura de reserva, a Sra. Rosana nos passou todos os vôos e horários e também o número que nos permitiu acompanhar toda a tragetória aérea do nosso pet, foi muito legal pois a Air Canadá mantem o site atualizado e cerca de 30 min dos horários previstos o site já estava atualizado. Também mantivemos contato com a Sra. Rosana por telefone e ela sempre simpática e prestativa nos passava todas as informações.
Nosso filhote chegou no sábado a tarde por volta das 13:30min na Air Canadá Cargo, que fica próximo ao aeroporto em Montreal, esperamos cerca de 30min até que ele fosse liberado. Quando ainda estávamos no escritório da Air Canadá Cargo pagando as taxas já podíamos ouvir os latidos fortes do Yago vindo do depósito, para nós foi bem importante pois sabíamos que ele estava bem. Fomos até a Aduana que fica ao lado e pagamos a outra taxa, voltamos para Air Canadá e então pudemos pegar nosso pet. Foi um momento muito emocionante!!!! Logo ele não nos reconheceu, mas cerca de alguns segundos quando ouviu a nossa voz ele ficou muito feliz e  queria que abrissemos a caixinha para ele sair. Saímos para rua e ele já foi fazendo seu primeiro xixi em terras canadenses. Observamos dentro da caixa que ele tinha feito xixi e até mesmo cocô, o que me surpreendeu, pois pensava que ele não faria. 
A adaptação dele está sendo muito boa, parece que sempre viveu aqui, está adorando correr atraz dos esquilos!!! A única coisa que foi um pouco difícil foi deixa-lo sozinho no ap nos primeiros dias, pois eu ia para o curso e o Thiago para o trabalho. O tadinho ficava chorando e muitas vezes até latia. Temos dispensado muita atenção para ele e aos poucos está se adaptando bem. Já fez seus primeiros passeios por Montreal de ônibus e metrô inclusive, se comporta muito bem, como se sempre tivesse feito. 
Essa foi mais uma das nossas experiências!!! Estamos muito felizes com a familia completa!!!

Segue algumas fotos

Silvia 

Primeiro xixi na rua.
Uma super lambida na sua mãe

No táxi indo para nova casa.

Chegando em casa.

Reconhecendo o território.

A primeira refeição.

2 comentários:

Dani Lara disse...

Poxa que legal pessoal, coitadinho, ele é valente demais. Agora é nossa vez, porém, nosso pet ira conosco e é um gatinho. Um abraço

Dani Lara disse...

Poxa que legal pessoal, coitadinho, ele é valente demais. Agora é nossa vez, porém, nosso pet ira conosco e é um gatinho. Um abraço