terça-feira, 20 de maio de 2008

Conhecendo o Canadá! Parte III

Moeda:
A moeda do Candá é o dólar canadense - CAD (equivalente a 100 centavos)


O Sistema Político:
O Candá é uma monarquia constitucional e um estado federal com um parlamento democrático. O parlamento canadense, em Otawa, consiste da Câmara dos Comuns, cujos os membros são eleitos, e do Senado, cujos os membros são nomeados. Em média, os membros do Parlamento têm mandato de quatro anos.

Origem Étnica:
Em 2001, 39,41% da população declararam ter origem étnica unicamente "canadense", sendo que 20,17% afirmaram ter ancestrais das Ilhas Britânicas e 15,75% ancestrais unicamente franceses. Cerca de 10% dos entrecvistados reportaram uma combinação de origem das Ilhas Britânicas, França e Canadá. Outros 16% relataram origem canadense em combinação com origem de outro país. Por fim, 28% teriam origens outras que as ILhas Britânicas, França ou o Canadá.

Religião:
Os canadenses, na sua maioria, são cristãos. De acordo com o censo de 2001, o Catolicismo tem mais adeptos (43,6%), seguido pelo protestantismo (29,2%). Outras religiões incluem o judaísmo, o islamismo, o hinduísmo e o budismo. Cerca de 16,5% da população declararam não seguir nenhuma religião.

Educação:
O sistema educacional varia de uma província para outra e compreende: de 6 a 8 anos de escola elementar, 4 ou 5 anos de escola secundária e 3 ou 4 anos de nível universitário. Os dados referentes ao ano de 2002 revelaram que entre os canadenses acima de 15 anos, 37,8% se formaram na escola secundária, 27,5% tinham graou universitário e cerca de 5,1% nível de pós-graduação.

Cultura:
A cultura indígina é a única verdadeira cultura nativa do Canadá, já que todos os outros canadenses são originalmente imigrantes. Eles começamram a imigrar para Canadá no século XVII, trazendo consigo modos de vestir, habitos alimentares e costumes. O Canadá abriu suas portas para imigração de toda parte do mundo no início do século XX; em 1988, o caráter multinacional do país foi oficialmente reconhecido quando o Governo sancionou o Ato do Multiculturalismo.

Esportes:
Os esportes mais populares são: natação, hóquei no gelo, esqui cross coutry e alpino, beisebol, tênis, basquete e golfe. O hjóquei no gelo e o beisebol são os esportes que mais atraem espectadores.


Produto Interno Bruto:
O PIB mede o valor de todos os bens e serviços produzidos por um país durante o período de um ano. O PIB canadense foi de CAD$ 1.218.800 bilhões em 2003.

Principais indústrias:
As principais indústrias são: automobilistica, papel e celulose, siderúrgica, maquinário e equipamentos, produtos de toda alta tecnologia, mineração, extração de combustível fóssil, madeireira e indústria agrícola.

Exportações:
Lideram as exportações os veículos e peças automotivas, maquinário e equipamentos, produtos de alta tecnologia, óleo, gás natural, metais e produtos florestais e agrícolas.

Importações:
O país importa maquinário e equipamentos industrial, inclusive equipamentos de comunicação e eletrônicos, veículos e peças automotivas, materias primas industriais (minérios de metal, ferro e aço, metais preciosos, produtos químicos, plásticos, algodão, lã e outros produtos têxteis), assim como produtos manufaturados e alimentos.

Nenhum comentário: